About me

A minha foto
CHAVES, Trás-os-Montes, Portugal
Sou aquela que vez, que julgas, que chamas, que ouves (por muito que às vezes te custe),que te compreende e repreende quando necessário, que te intimida e também te alenta, te conforta, te reanima, te respalda a alma, aquela que te ama, te sorri, aquela que te ressurge todos os dias e te diz: "continua a viver"... Para todos aqueles que se acham merecedores...

quarta-feira, outubro 14, 2009

Mundo - Outra perspectiva

Olá a todos...
Estava eu a falar com os meus botões, quando de repente me surgiu à ideia: Porque não fazer um jogo para o Blog LOL
Então "bora" pô-lo em prática???
É assim cada um de nós vai escrever um pequeno texto, nem que seja só uma frase, a primeira que vier à cabeça sobre o que mudaria no mundo e enviar como forma de comentário a este Post. O texto tem de começar por:

"Se eu pudesse mudar o mundo..."

Este jogo irá decorrer até ao final de Dezembro e depois cada um dos participantes irá votar no seu texto preferido (não pode eleger o seu, claro)...
Achei que era uma forma engraçada de começarmos bem o Novo Ano.
Ah!!! Já me ia esquecendo... O jogador que tiver mais votos receberá um prémio de consolação =) Uma garrafa de espumante, está claro. As minhas finanças não dão para mais LOOOOL
O meu já cá está:

"Se eu pudesse mudar o mundo, construiria um com muito amor, paz e alegria. Onde ninguém se odiasse. Um mundo cheio de generosidade e compreensão. Um mundo cheio de flores e de cor até nos pratos que comemos. Um mundo cheio de bons profissionais. Um mundo cheio de bons analistas e para isso construiria o melhor laboratório do mundo, onde se empregariam todos os técnicos de laboratório, informáticos, médicos e afins que conheço... Assim, haveria um mundo com mais saúde para todos... era uma das coisas que faria se pudesse mudar o mundo..."
Estãos todos prontos??? Atenção... PARTIDA LOOOL

8 comentários:

Anónimo disse...

Se eu pudesse mudar o Mundo... faria tantas coisas úteis para cada um de nós... de ti e de mim.
Mudar o Mundo começa em mudar o que és, de dentro para fora.

Olha para ti e começa a mudar o que és. Ao fazeres isso, estás a mudar o Mundo, porque estás a melhor as coisas más que tens e as coisas boas, a transmitir aos outros.

Começa em ti e acaba no Mundo.

Beijo amigo,

Olga

Frankie disse...

Se eu pudesse mudar o mundo, bébé?!
Não mudava; mandava-o implodir!




PS: Desculpa o silêncio minha linda. A vida anda uma merda por estas bandas. Mesmo. Estou em fase má: choros, silêncios, etc etc...

Gosto muito de ti. Tu sabes.

Frankie disse...

Saudades tuas, bébé.

Anónimo disse...

De seguida apresento as minhas dicas em resposta ao desafio que lançaste no teu blog, com o tema: "Se eu pudesse mudar o mundo..."


Quanto a isto, acho que é possível mudá-lo e isso pode começar agora/já/neste momento/now....
Acho que a possibilidade de mudar o mundo começa em cada um de nós, isto é: a mudança começa na pessoa - em mim mesmo; depois nas pessoas que me envolvem, (amigos, familia, conhecidos e sociedade em geral) e por último o mundo em si, (no que estou inserido).
Começo pelo primeiro: mudança de mim mesmo - Esta mudança significa mudar um pouco a minha forma de agir e pensar sobre as mais diversas situações que me envolvo, (com isto a minha personalidade). Esta mudança significa ter consciência do que faço em diversas situações, se o faço bem ou não e é o melhor ou não para mim, (no meu crescimento humano, de valorização como pessoa). Isto envolve as minhas atitudes em: casa, na escola, (desde o jardim de infância, primária, preparatória, secundária e/ou universidade) e local de trabalho. Esta primeira parte é importante, (mudança pessoal), pois se eu sou uma pessoa de "paz" comigo mesmo, posso gerar e fomentar paz com os outros e com isso poder criar um mundo melhor. Estas são algumas mudanças que me vão acontecendo em diversos momentos e que tento fazer da forma a melhorar.

continua...

Anónimo disse...

Vitor Melo
2ª arte do jogo:
Na segunda mudança: relaçao entre mim e as pessoas que me envolvem, (familia, amigos e colegas de universidade e trabalho) - esta mudanças são importantes. É importante existir entre mim e as pessoas que me envolvem uma boa relação de amizade. No caso da família é importante eu estar bem integrado nela, valorizar as pessoas que fazem parte, amá-las e aprender com elas, além de que me vou "moldando" à forma de pensar e agir de cada um de forma a poder existir uma boa relação. Quando não existe isso, (havendo egoísmo, ódios, "algumas guerras" na família esta, além de não se relaccionar bem, repercute a sua forma de estar em sociedade, o que gera diversos problemas).
Neste ponto, quanto á minha familia eu tento com que seja unida e aproveitar cada momento em que estamos juntos para fortalecermos laços.
Na minha ideia, quando acontecer a oportunidade de formar família com alguém que me ame...quero que isso possa acontecer para ser para toda a vida. Isto significa moldar-me em conjunto com a outra pessoa, crescer me conjunto e do que aí resultar, dos "projectos" conjuntos, que sejam para crescimento e boas mudanças. Pois os problemas que se vem com o grande aumento de divórcios entre jovens casais e de violência doméstica deriva de uma falta de amadurecimento e disponiblidade para a mudança e aceitação das diferenças entre cada pessoa.
Quanto a exemplos de violência doméstica que existem nos casais, penso que isso pode mudar e mesmo acabar, basta que haja em primeiro uma maior caeitação entre as pessoas do casal para se moldarem uma a outra, e com isso saberem falar entre ambos e ultrapassar os seus problemas. É também necessário que instiuições sociais de apoio á vítima e mesmo instituições do Governo, (as pessoas que fazem parte delas), mudem a sua forma de agir, a ter mais com instituiçoes que como a Associaçao de Apoio à Vitima, Municipios, Policias e outras instituiçoes de forma a perceber determinados problemas que existem determinadas famílias, de forma a colmatar isso, (quer punindo o agressor de forma a que ele mude ou tentar ser mediador de alguns problemas existentes).
Ainda na relação entre mim e os outros, é importante referir os colegas de trabalho. Neste aspecto deve existir uma boa relação com os colegas, (adaptando-nos a forma de estar dessa pessoa e as suas diferenças). No trabalho em que se está, seja em que dificuldade que apareca deve-se tentar ultrapassar em conjunto com os colegas, sem implicar a qualidade do serviço.
Tendo em conta que é no trabalho que uma pessoa passa a maior parte do dia e ano, deve existir uma boa relaçao entre colegas, (tento a consciência de haver a disponiblidade para a mudança de atitudes, para as relaçoes poderem ser melhor e as pessoas se sentirem melhor no trabalho).
Há ainda outra coisa a ter em consideração, acerca dos amigos. Ao longo do tempo em que se conhece as pessoas e com isso se cria uma relaçao de amizade, nunca se deve esquecer de fazer com que essa amizade com x ou y pessoa seja de crescimento para os dois, deve-se reconhecer as mudanças de cada pessoa ao longo da vida e sempre que acontecer um problema entre ambos, que haja a maturidade para reconhecê-lo mudarem para melhor com isso.

Anónimo disse...

3ª parte do jogo - Vitor Melo:

Partindo destes dois pontos anteriores chega-se ao mundo em que estou inserido.
Neste aspecto eu, sentido-me bem comigo mesmo e estando presdisposto a mudar seja em que situaçao fo com as pessoas que me envolvem, posso ajudar a mudar o mundo:
- Em casa posso consciencializar a familia para a reciclagem de diversos materais, andar mais a pé do que de automóvel para nao poluir tanto o Mundo que me rodeia;
- Poupar e rentabilizar melhor a energia que tenho, (usando lampadas de baixo consumo e utilizar da melhor forma os electrodmésticos);
- Consciencializar amigos e colegas de trabalho para os pontos referidos em cima. No caso do trabalho materais como jornais/revistasa velhas e outros pdoems er usados para criar coisas em actividades;
- Consciencializar as pessoas para a preservação do meio ambiente: fauna e flora, (ex.: quando há pessoas que todos os anos cortam pinheiros por esta altura para o Natal ou ainda quando há pessoas que queima/destroem as florestas - o pulmão do mundo).

- Pequenos gestos que sendo feitos todos os dias marcam a diferença, simplesmente podem mudar o mundo.
Lembro que o exemplo do aumento do Dióxido de Carbono não se deve só a grandes fábricas que emitem CO2 ou a lava dos vulcões. Tudo começa quando cada pessoa utiliza excessivamente o seu carro diariamente, antes do autocarro/bike/andar...são formas simples que além de diminuirem diariamente as emissoes de CO2, fazem com que cada pessoa poupe na sua carteira.

- Guerras: As guerras existentes no países como Irão/Iraque/Terra Santa, começam a partir da falta de diálogo entre as pessoas. Se todas as pessoas, (dirigentes de cada país implicado nessas guerras e outros que podem ajudar ao diálogo colaborarem, fizerem força para mudar um pouco as suas atitudes e se sentarem á mesa é possível acabar com essas guerras). Basta o HOMEM QUERER AGORA!

- Há milhares de pessoas no mundo que morrem por falta de comida e cuidados de saúde. Podemos mudar isso? SIM.
Em primeiro, quando acontece ao nosso lado...na nossa cidade/País, da minha parte eu tento consciencializar a familia, amigos e colegas para ajudar a colmatar esses problemas, através de solidariedade, atsi como:
. ajuda monetária a instituições que ajudam "no terreno" pessoas com diversas necessidades;
. ajuda de bens materiais e/ou aliementares a essas pessoas que conhecemos ou instiuiçoes que ajudam essas pessoas;
. voluntariado, (é a forma mais prática de mudar as nossas atitudes perante o que vemos de necessidades á nossa volta: ser voluntário num lar de idosos, ser voluntário na cruz vermelha e entregar bens essenciais a quem precisa, ser voluntarido no Hospital, entre outros).

Anónimo disse...

4ª parte do jogo: Vitor Melo:

No caso de haver necessidades em países onde existem campos de refugiados, além das ajudas em cima mencionadas, posso ajudar, através da consciencialização de pessoas que podem ajudar de uma forma muito grande no terreno:
. médicos, enfermeiros:
. e mesmo pessoas que sejam capazes de deixar seu lar em detrimento de ajudar a mudar a vida de pessoas que não tem nada.

Este tipo de consciências pode e deve começar nas famílias, (os pais ajudando os outros, envolvendo os seus filhos, consciencializando-os que é bom ajudar as outras pessoas que precisam e que não tem nada...dando um pouco do que nos temos).

Um exemplo que eu sempre fiz e que aprendi com os meus pais, foi roupas que nos iam deixando de servir uou brinquedos e materiais escolares que já não necessitava dava a instituições da cidade ou enviava à Cruz Vermelha para enviar para Angola e Timor...
São estes exemplos "pequeninos" que nos faz mudar a nós mesmos, a quem nos envolve e a melhor o nosso mundo.
Não é necessário grandes teorias, fórmulas mágicas para mudar o mundo para melhor é necessário estarmos conscientes do que fazemos, do que somos e como lidamos com quem nos envolve, com que nos ama...só assim é possível existir um mundo cada vez melhor.

Há uma coisa muito importante nisto tudo, eu respeito a diferenças das outras pessoas:
- seja racial;
- cultural;
- religiosa;
- ideologia politica e/ou desportiva;
- de sexo;
- entre outras.
Além que respeito os ecossistema.
Há uma coisa que diferencia os animais racionais dos irracionais:
- Os racionais, (o Homem), se for preciso mata alguém ou destrõe o que o envolve por prazer, egoísmo...ou por ganância.
- Os irracionais, (os animais que encontramos na natureza) matam outro animal para sobreviver e temum grande respeito pela natureza.

Em síntese é no respeito pela outra pessoa que pode existir uma "boa sociedade", "boa eficiencia do mundo"...EU tal como TU não podemos mudar o mundo, devemos fazê-lo AGORA/JÁ/NESTE MOMENTO/NOW...:-D

Estas são algumas dicas minhas, para o tema: "Se eu pudesse mudar o mundo"

Gostei muito do jogo, fez-me pensar em muitas coisas...:-D

PAPOILA disse...

bem acho k o jogo acabou... obrigado a todos os que participaram via blog, telemovel e msn... Acho k agora vai ser a parte dificil... Escolher... E O VENCEDOR é, tcham, tcham, tcham:

VITOR MELO :)

em breve iràs receber a tua garrafinha... nao foi pa passagem, mas, em principio, chega a tempo dos Reis looooool